PROTOCOLO DO RSI | ACÇÃO DIRECTA JUNTO DAS FAMÍLIAS

O Centro Distrital de Segurança Social do Porto celebrou, em Maio de 2005, um Protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, no âmbito do Rendimento Social de Inserção – RSI.  Ao abrigo do artigo 1.º, do Diário da República de 21 de Maio de 2003, o Rendimento Social de Inserção consiste “numa prestação incluída no subsistema de solidariedade e num programa de inserção, de modo a conferir às pessoas e aos agregados familiares, apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidade essenciais e que favoreçam a progressiva inserção laboral, social e comunitária”.  

 

No sentido, de cada vez servir mais e melhor todos os beneficiários, este Protocolo englobava uma equipa multidisciplinar constituída:

- Assistente Administrativa a 50%
- Assistente Social a 100%
- Educadora Social a 100%
- Psicóloga a 50%

Com a revisão do Protocolo em Agosto de 2007 e com vista a proporcionar um acompanhamento mais sistemático e personalizado, sentiu-se a necessidade de uma reestruturação na constituição da equipa anterior, passando a ser compostas por:

- Assistente Social – Márcia Ferreira
- Educadora Social – Elisabete Sousa
- Psicóloga – Márcia Costa.
- 2 Ajudantes da Acção Directa (AAD) – Mário Camões e Susana Guimarães

Neste momento, a equipa da Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras acompanha 210 famílias, ou seja, cerca de 677 pessoas, distribuídos pelas 8 freguesias. Estes beneficiam de um constante acompanhamento realizado através de atendimentos, visitas domiciliárias e intervenção dos Ajudantes de Acção Directa. Para além disso, com base na elaboração de um plano de acção, as famílias beneficiam ainda de actividades desenvolvidas por este Protocolo, tais como:

Acções de Informação (Apoio à organização da vida quotidiana, a importância do pré-escolar e do brincar no desenvolvimento das crianças, gestão doméstica, higiene oral, a importância da vacinação, Gripe A, como procurar emprego, elaboração do curriculum); Palestras (Cancro da Mama e Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST’s); Acções desenvolvidas em parceria com o NLI (Núcleo Local de Inserção): Cursos Extra-escolares – 3 de Alfabetização e 3 Sócio-educativos; EFA B1 e Colónia de férias.

Esta nova filosofia de trabalho do RSI permitiu um contacto privilegiado entre o Técnico, o AAD e a Família, com um acompanhamento sistemático através do programa de inserção ou outras formas de organização do trabalho de inserção. Saúde, Acção Social, Educação, Emprego, Formação Profissional e Habitação são as seis áreas de intervenção a que a equipa do R.S.I. se dedica.